> Encontros Estúdio Um:
18 DE ABRIL DE 2012 | 14H30
BIBLIOTECA
ESCOLA DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO MINHO
ENCONTROS ESTÚDIO UM: TEMAS E OBJECTOS DO DESENHO
# 2: PROCESSO
O PROCESSO GRÁFICO PODERÁ SER VISTO COMO UM MEIO PARA OBTER RESULTADOS, ESTUDAR SOLUÇÕES E PESQUISAR FORMAS.
MAS, PELA SUA IMPORTÂNCIA, FOI-SE AFIRMANDO COMO DIMENSÃO PRÓPRIA, ENQUANTO NARRATIVA SOBRE A IDENTIDADE DO DESENHO.
ESTA SEGUNDA EDIÇÃO DOS ENCONTROS ESTÚDIO UM REÚNE UM CONJUNTO DE APRESENTAÇÕES QUE ATUALIZAM A RELAÇÃO ENTRE PROCESSO E DESENHO, PELA REFLEXÃO TEÓRICA OU, COMO TESTEMUNHO SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO.
JOAQUIM JORGE MARQUES
A JANELA E A ARENA
MIGUEL DUARTE
ESQUISSO: ENTRE A OBSERVAÇÃO E A IMAGINAÇÃO
MANUEL CERVEIRA PINTO
PENSAR PELO DESENHO – DO ESQUISSO À OBRA
PAULO BARROS
METAMORFOSE
sinopse:
Um mundo novo se abre quando estou a trabalhar num desenho, espaço onde procuro resolver e avançar, segundo diferentes questões que me vão surgindo ao longo do seu processo. Entre ensaio e erro, entre “problema” e “decisão”, o momento de desenhar constitui-se, essencialmente, como um sistema de trabalho em que a mudança, a solução, as pequenas modificações que se experimentam, permitem manter o processo em constante metamorfose.
Aqui irei apresentar os resultados de trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do meu percurso de mestrado em desenho e técnicas de impressão, com o projeto titulado: Desenhar com Desenhos / Colagem com Fragmentos, nestes foram abordados alguns dos processos e métodos utilizados no meu desenho/colagem, partindo do reaproveitamento e utilização de fragmentos de desenhos do meu arquivo para construir novas composições.
O cortar, colar, reaproveitar e fragmentar desenhos vindos deste arquivo, são práticas metodológicas correntes e que são continuadamente repetidas ao longo de toda a minha prática em desenho.
Em torno da experimentação de diferentes matérias, meios e temas desenvolvidos durante este período, concentro-me sobre a acção repetida de aproveitar e/ou reaproveitar desenhos de arquivo. Com estes, transformo e crio novos sentidos que abrem uma nova ordem na produção da composição, que transforma repositório de trabalho passado em matéria ciclicamente renovável, adiando o seu término.
+ sinopse:
+ cartaz
13.4.12
© by onírica 0 comments :^)
10.4.12
© by onírica 0 comments :^)
8.4.12
Subscribe to:
Posts (Atom)