20.3.11

/// wake up! spring is smiling




COLLAGE PAINTING #1
óleo s/ papel academia 200g/m2
70x50cm


Tenho-me servido como fonte, algumas colagens a partir da apropriação de imagens de revistas e/ou jornais antigos que vou guardando, e recriar desenhos a óleo sobre papel (COLLAGE PAINTING). O meu interesse pela utilização destas imagens, não é fazer uma reprodução fiel, mas sim uma manipulação interpretativa da representação das imagens destas colagens, e com isto, construir outra imagem.
Em cima apresento o resultado de um desses desenhos, pintado a óleo sobre papel e em baixo a colagem que fiz como fonte.



fonte
colagem utilizando imagens de revistas velhas
8x6cm


8.3.11

/// M


Tenho tido umas reuniões produtivas ao nível do desenho ;)

esferográfica s/papel mata-borrão
20x20cm

6.3.11

Colagens utilizando FRAGMENTOS E APARAS de desenhos




óleo s/papel
4x4,6cm





óleo s/papel
3x3,5cm







óleo s/papel
1,5x3cm





óleo s/papel
2x3cm



Aqui apresento novas composições utilizando FRAGMENTOS e APARAS de desenhos, onde dou continuidade a processos e mecanismos do aleatório na fragmentação dos desenhos do meu arquivo.

Em sequência dos resultados dos desenhos que fiz anteriormente onde compunha de forma aleatória, fragmentos dos desenhos que foram armazenados no meu arquivo, prática esta muito corrente no meu processo de trabalho, por ser uma fonte rica de imagens e em que estão “congeladas” no tempo. Re+ciclo desta forma, outros desenhos criando uma cadência de novas composições dando assim visibilidade e continuidade às minhas experiências, mas com uma nova expressão visual.

Com a decomposição/fragmentação dos meus desenhos em pedaços pequenos (rectângulos de 1x1,5cm cada) os quais são misturados dentro de uma caixa. Desses selecciono alguns fragmentos, fazendo uma crivagem mais cuidada de alguns destes rectângulos, aqueles que considero mais interessantes, pelas manchas ou imagens que apresentam e que transmite por vezes outras imagens, aproveitando assim as potencialidades e particularidades de alguns fragmentos como se cada imagem fosse uma imagem independente, colando-os sobre um suporte de papel e juntando com outros pedaços, criando novas janelas com dois, quatro, cinco ou seis fragmentos, colando uns ao lado dos outros transmitindo assim um compromisso comunicacional entre eles. O critério de selecção estético praticado é-me orientado por um gosto pessoal e/ou aquilo que pensasse que melhor se ajuste à comunicação que pretendo transmitir e por vezes sendo influenciado pelo próprio fragmento, pela sensação cromática, forma e/ou imagem linguística, o comportamento praticado neste processo era similar ao processo de como montar um puzzle apenas aqui a ordem é direccionado por mim e ou pelas peças.

Por vezes torna-se difícil tomar a decisão daquilo que eu considero, como a melhor solução para um determinado fragmento, mas o prazer e jogo de paciência no processo de montagem em que vou encontrando possíveis soluções, por vezes umas mais rápidas do que outras, algumas composições podem demorar minutos rápidos e outros podem levar dias até resolver que um determinado fragmento pertence ao lado de um outro, pois uma vez colando-os, não volto a trás, ficando esse fragmento a pertencer a esse determinado ambiente.

Encontrar dentro das múltiplas possibilidades a melhor combinação, é para mim uma satisfação.